quarta-feira, 5 de julho de 2017

Áfricas - Bárbara Leoa/ Val da Mata


Áfricas é uma parceria do casal Bárbara Leoa e Val da Mata. A canção teve como ponto de partida uma agressão verbal sofrida por Bárbara, no bairro da Liberdade, em mais um triste episódio de preconceito racial ocorrido na cidade de Salvador. Naquele dia Bárbara voltaria pra casa mexida pela situação, mas já guiada pela busca de transmutar sua revolta: “Eu estava sentado com a minha viola inseparável (Maria) e ela já chegou contando. Ali mesmo enquanto ela narrava a situação, fui seguindo a harmonia que surgia na minha cabeça. Levantei já pra dizer que estava pronta”, revela o companheiro Val Da Mata.


Juntos, Bárbara e Val formam o grupo Orí e com o suporte tecnológico dos amigos Vagner e Agnaldo Mattos gravaram Áfricas. Com a canção eles participaram da seletiva de bandas do WebFestValda. A letra inicia com perguntas inquietantes (“De que África africano você pensa que partiu? De que povo ser humano você pensa que surgiu?”) pra dar vez a um ritmo contagiante que transporta o ouvinte para a zona nobre daqueles que dançam conscientes de sua própria beleza. “Áfricas fala de coisas fortes e muito verdadeiras, coisas de quem sente na pele de verdade e traz o Amor como arma de transformação. Todas às vezes que tocamos sinto que estamos no lugar certo, fazendo a coisa certa e gritando por uma nação que tem sua voz calada pela violência”, explica Val. 

Este ano, no aniversário da cidade de Salvador, o grupo Orí realizou show em palco montado na Barra. No repertório Áfricas foi bem recebida pelo público, apenas com a exceção de um cidadão que durante a música queria subir no palco para retirar o grupo – ali estava manifesto mais uma vez o preconceito, a ignorância cotidianamente escondida que deixa a sua máscara diante da beleza da arte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário